SãoGonçaRio

SãoGonçaRio

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Riquezas em São Gonçalo – Capela Nossa Senhora da Luz, Fazenda da Luz e a Praia da Luz




Situando-se às margens da Baía de Guanabara, o bairro de Itaóca, oferece a São Gonçalo três importantes elementos destacáveis, histórica, artística e turisticamente, os monumentos: Capela de Nossa Senhora da Luz, Fazenda da Luz e o monumento natural: Praia da Luz. A Praia da Luz estende-se numa faixa de 1.100 metros, dividida em duas partes: Praia de São Pedro e São João, inserida na Baía de Guanabara. A Fazenda da Luz, oferece aos seus visitantes um lindo projeto arquitetônico dos anos 50/60, com sua paróquia conhecida como Capela Nossa senhora da Luz com as mesmas estruturas, impressionam os que visitam o local, infelizmente a maior parte dos moradores da cidade, não se interessavam em visitar o local, e autoridades não faziam o investimento necessário para manter os patrimônios locais, até o final do ano passado, esse ano o conjunto arquitetônico Da Luz recebeu investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, os monumentos foram restaurados, e a praia revitalizada e urbanizada, o conjunto faz parte da área de proteção ambiental (Apa) de Guapimirim, que incluí os municípios de Guapimirim, Maricá, Itaboraí e São Gonçalo.
Atualmente existem duas Linhas de ônibus que fazem o percurso para a Praia da Luz em São Gonçalo, um saí do bairro Barreto em Niterói, e passa por importantes bairros de São Gonçalo como Neves, Paraíso, Porto Velho, Parada 40, Camarão, Zé Garoto, Centro, Mutuá e Itaúna e o outro saí de Alcântara em São Gonçalo.
No Museu Britânico, em Londres, há um registro datado de 1882, deixado pela Pintora inglesa Maria Graham que visitou a Fazenda da Luz, em São Gonçalo. Encantada com a beleza do lugar transmitiu suas impressões em um Diário.


Fazenda da Luz. O conjunto arquitetônico de Nossa Senhora da Luz é de tal forma grandioso em seu complexo e tem tanta importância  que foi retratado num quadro da pintora . 
Tanto o diário quanto o quadro estão expostos no Museu de Londres até hoje.


Confiram Outras Fotos do Conjunto Arquitetônico Nossa Senhora da Luz


Praia da Luz Após a Revitalização
Capela Nossa Senhora da Luz


A Bela Vista da Praia da Luz

Foto da Praia da Luz no Boulevard Shopping São Gonçalo

3 comentários: